Pular para o conteúdo principal

Militares do Exército estão entre os torcedores presos após briga no Rio de Janeiro

Metade dos torcedores presos no Rio já tinha antecedentes criminais.
Ao todo, 118 pessoas foram detidas, sendo 19 delas adolescentes.


Seis militares do Exército estão entre os presos em brigas de torcida, no domingo (22), antes do clássico entre Fluminense e Vasco pelo Campeonato Carioca. Ao todo, 118 pessoas foram detidas. Eles vão responder por formação de quadrilha qualificada e por provocar tumulto.
Nesta segunda-feira (23), parentes passaram o dia na porta da Cidade da Polícia. Foram 99 presos e 19 adolescentes apreendidos em duas brigas distintas. O primeiro confronto foi na altura da estação de trem do Méier. Integrantes da Força Jovem e da Young Flu se enfrentaram usando paus, pedras, rojões, barras de ferro e até soco inglês. A segunda briga envolveu torcedores da Força Jovem.

De acordo com o Grupo Especial de Policiamento de Estádios da Polícia Militar, há uma disputa pela liderança da torcida.

“Infelizmente, tem torcidas que não querem a paz no futebol. E esse problema enfrentado pela Força Jovem está se repetindo na Young Flu e na Fúria do Botafogo. Antigamente, brigavam umas com as outras, depois entre elas. Agora as brigas são dentro da mesma torcida, motivadas por interesse pessoal e financeiro. É muito rentável ser presidente de organização, gera dinheiro e poder político, status. Esse é motivo violência”, disse o comandante do Gepe, tenente-coronel João Fiorentini.

Segundo a polícia, mais da metade dos presos nestes domingos tinha antecedentes criminais. Já haviam sido detidos por roubo, ameaças ou por descumprirem o Estatuto do Torcedor. Entre eles está um envolvido na briga entre torcedores do Vasco e Atlético Paranaense, em dezembro de 2013 pelo campeonato brasileiro, em Santa Catarina.

Por causa dessas cenas de violência, a Força Jovem ficou proibida de frequentar qualquer jogo de futebol até o mês passado. Uma nova decisão da Justiça impede a torcida de entrar uniformizada nos estádios por causa da confusão na final do carioca do ano passado, contra o Flamengo.

“Ninguém estava com proibição de frequentar o estádio. Era proibição de não entrar com camisa da Força Jovem. Mas, desde o momento que tirasse camisa não teria problema de entrar estádio”, disse a delegada Cristiane Carvalho de Almeida.

Segundo o estatuto do torcedor, praticar violência dentro e nas proximidades de estádio é crime. Eles vão responder por formação de quadrilha qualificada e por provocar tumulto.
A pena pode ultrapassar os quatro anos de detenção.

No fim da tarde, os presos foram levados para o presídio de Bangu e os menores apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Créditos G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Militar do Exército morre após ser baleado acidentalmente em treinamento em Formosa/GO

Militar morre após ser baleado acidentalmente em treinamento do Exército, em Formosa Victor Campos Ferreira tinha 20 anos e era primo do deputado federal João Campos (PRB). Exército diz que vai instaurar inquérito para avaliar ocorrido. Foto reprodução Um militar de 20 anos morreu na tarde desta quarta-feira (9) após ser baleado acidentalmente durante um treinamento do Exército, durante curso de instrução de tiro, no Campo de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O jovem, Victor Campos Ferreira, era primo do deputado federal João Campos (PRB-GO). O Exército informou que a equipe médica atendeu o rapaz e que uma ambulância foi acionada. Victor foi levado para o Hospital Municipal de Formosa, onde foi constatada a sua morte. A Polícia Civil informou que o crime envolve um colega, responsável por disparo. Por ter ocorrido durante treinamento e no espaço do Exército, não será investigado pela corporação. Em nota, o Exército disse que uma equipe de p...