Pular para o conteúdo principal

Coronel traficante - Oficial Superior do Exército é condenado por tráfico interestadual de drogas

Um coronel reformado do Exército foi condenado pela Justiça do Rio a dez anos de prisão por tráfico interestadual de drogas. O militar foi pego numa blitz da Polícia Federal com 351 quilos maconha dentro do carro. Segundo as investigações, a droga seria distribuída em favelas do Rio controladas por uma facção criminosa.

Assista a reportagem da GloboNews disponível aqui.
O caso aconteceu em setembro do ano passado. O coronel reformado do Exército Ricardo Couto Luiz, de 57 anos, e a namorada dele na época - Marinete Ribeiro Alves Mendes, de 50 anos - foram parados em uma blitz da Polícia Federal.
O casal voltava de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para o Rio de Janeiro, onde morava. No micro-ônibus que o coronel dirigia, a polícia encontrou 351 quilos de maconha. No carro também havia uma farda do Exército pendurada no teto. Os dois foram presos em flagrante. A namorada do militar foi condenada a oito anos de prisão.
Na sentença, a juíza Virginia Lucia Lima da Silva escreveu que “o acusado se aproveitava da condição de militar da reserva para fazer o transporte da droga até o Rio de Janeiro e que a condição de militar o colocava à margem de qualquer suspeita, anulando a possibilidade de prejuízos para a quadrilha a qual ele pertencia". Isso explica, segundo a juíza, a grande quantidade de droga.
A sentença diz ainda que “a prova que o coronel não levantava suspeitas é que ele ostentava a farda do Exército no interior do micro-ônibus - onde estava a droga”. Por isso, ele era uma peça importante no esquema criminoso da quadrilha.

A magistrada também decretou a perda do cargo público de coronel do Exército e determinou a transferência de Ricardo para um presídio comum. 

A defesa do coronel Ricardo Couto recorreu da condenação ao Tribunal de Justiça do Rio. O advogado entrou com um pedido de habeas corpus para que o militar aguarde o julgamento do recurso em liberdade. A defesa de Marinete também recorreu da condenação. Globonews.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

Nova presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar

Nova presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar Segundo a ministra Maria Elizabeth Rocha, se condenado, ex-presidente pode perder patente Leia mais »   Créditos Brasil 247