Pular para o conteúdo principal

Coronel traficante - Oficial Superior do Exército é condenado por tráfico interestadual de drogas

Um coronel reformado do Exército foi condenado pela Justiça do Rio a dez anos de prisão por tráfico interestadual de drogas. O militar foi pego numa blitz da Polícia Federal com 351 quilos maconha dentro do carro. Segundo as investigações, a droga seria distribuída em favelas do Rio controladas por uma facção criminosa.

Assista a reportagem da GloboNews disponível aqui.
O caso aconteceu em setembro do ano passado. O coronel reformado do Exército Ricardo Couto Luiz, de 57 anos, e a namorada dele na época - Marinete Ribeiro Alves Mendes, de 50 anos - foram parados em uma blitz da Polícia Federal.
O casal voltava de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para o Rio de Janeiro, onde morava. No micro-ônibus que o coronel dirigia, a polícia encontrou 351 quilos de maconha. No carro também havia uma farda do Exército pendurada no teto. Os dois foram presos em flagrante. A namorada do militar foi condenada a oito anos de prisão.
Na sentença, a juíza Virginia Lucia Lima da Silva escreveu que “o acusado se aproveitava da condição de militar da reserva para fazer o transporte da droga até o Rio de Janeiro e que a condição de militar o colocava à margem de qualquer suspeita, anulando a possibilidade de prejuízos para a quadrilha a qual ele pertencia". Isso explica, segundo a juíza, a grande quantidade de droga.
A sentença diz ainda que “a prova que o coronel não levantava suspeitas é que ele ostentava a farda do Exército no interior do micro-ônibus - onde estava a droga”. Por isso, ele era uma peça importante no esquema criminoso da quadrilha.

A magistrada também decretou a perda do cargo público de coronel do Exército e determinou a transferência de Ricardo para um presídio comum. 

A defesa do coronel Ricardo Couto recorreu da condenação ao Tribunal de Justiça do Rio. O advogado entrou com um pedido de habeas corpus para que o militar aguarde o julgamento do recurso em liberdade. A defesa de Marinete também recorreu da condenação. Globonews.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Militar do Exército morre após ser baleado acidentalmente em treinamento em Formosa/GO

Militar morre após ser baleado acidentalmente em treinamento do Exército, em Formosa Victor Campos Ferreira tinha 20 anos e era primo do deputado federal João Campos (PRB). Exército diz que vai instaurar inquérito para avaliar ocorrido. Foto reprodução Um militar de 20 anos morreu na tarde desta quarta-feira (9) após ser baleado acidentalmente durante um treinamento do Exército, durante curso de instrução de tiro, no Campo de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O jovem, Victor Campos Ferreira, era primo do deputado federal João Campos (PRB-GO). O Exército informou que a equipe médica atendeu o rapaz e que uma ambulância foi acionada. Victor foi levado para o Hospital Municipal de Formosa, onde foi constatada a sua morte. A Polícia Civil informou que o crime envolve um colega, responsável por disparo. Por ter ocorrido durante treinamento e no espaço do Exército, não será investigado pela corporação. Em nota, o Exército disse que uma equipe de p...