Pular para o conteúdo principal

Soldado do Exército é denunciado por dirigir embriagado e matar uma pessoa

O soldado do Exército, Denilson Sousa Cunha, foi denunciado pelo Ministério Público Militar por dirigir em estado de embriaguez o comboio do Exército que tombou provocando a morte do soldado do 2° Batalhão do Engenharia e Construção-BEC, Pedro Henrique de Morais Carvalho, de 18 anos. A denúncia foi encaminhada para a Justiça Militar no último dia 6 de junho. 
Denilson era o motorista do comboio que capotou as margens da PI- 133 no dia 9 de julho de 2017. Ele respondeu a inquérito militar conduzido pelo 2º BEC que o indicia pelo artigo 279 do Código Penal Militar - "Dirigir veículo motorizado, sob administração militar na via pública, encontrando-se em estado de embriaguez, por bebida alcoólica, ou qualquer outro inebriante".
Toda a movimentação do processo, desde a conclusão do inquérito e envio para o MPM, até a oferta da denúncia pelo promotor cearense Antônio Cerqueira, está publicada e disponibilizada para consulta processual pública no site do MPM. 
Convicto dos fatos apresentados pelo inquérito, o promotor encaminhou o caso para a Justiça Militar que decidirá se o denunciado será considerado réu no processo que já corre há cerca de um ano. Ainda na época do acidente a perícia realizada no local revelava a hipótese de falha humana, mas o caso foi conduzido em sigilo pelo Exército.
Família cobra respostas
Foto: Wilson Filho / Cidadeverde.com
Um ano após a morte, a família de Pedro Henrique ainda não tem explicações sobre as causas e nem recebeu nenhum auxílio do Exército e do poder público. O caso foi destaque no Jornal do Piauí da última segunda-feira (09).
A mãe do soldado, Amanda Santos, afirma com revolta que nunca recebeu um esclarecimento do Exército sobre o caso e diz que nunca recebeu nenhum benefício pela morte do filho, que morreu em serviço. O soldado estava com outros 25 militares no veículo, que saiu da estrada entre os municípios de Barras e Cabeceiras. "Entreguei meu filho lindo, alegre e cheio de sonhos e eles me entregaram morto", disse a mãe.
 A família do soldado entrou com ação na 2ª Vara da Justiça Federal, em Teresina, pedindo que a mãe receba uma indenização, porém a decisão do juiz Marcio Braga Magalhães foi de que o caso não era de competência da Justiça Federal e sim do Juizado Especial Federal.
Soldado Pedro Henrique que morreu no acidente
Exército
A assessoria de imprensa do 2° Batalhão do Engenharia e Construção-BEC informou que somente o comandante, coronel Alerrandro Leal Farias, que encontra-se em viagem, poderá dar declarações sobre o inquérito confeccionado pela organização. A assessoria reforça que o Exército tem somente o poder de investigação e que agora a Justiça conduzirá o processo para julgamento com base nas informações apresentadas.
O Cidadeverde.com tentou localizar o advogado de Denilson, mas até a publicação deste matéria momento não foi localizado. O portal reitera que está a inteira disponibilidade para futuros esclarecimentos da defesa do denunciado.

Créditos: Cidade Verde


- - - 
Publicidade
Clique aqui e confira nossos produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

Nova presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar

Nova presidente do STM diz que Bolsonaro pode ser julgado por crime militar Segundo a ministra Maria Elizabeth Rocha, se condenado, ex-presidente pode perder patente Leia mais »   Créditos Brasil 247