Pular para o conteúdo principal

“Cúpula dos Coronéis”: CPI lista militares que participaram de negociata com Davati - Créditos Revista Forum

CPI DA COVIDA - "Cúpula dos Coronéis”: CPI lista militares que participaram de negociata com Davati

Ao menos sete coronéis participaram das negociações, segundo Cristiano Carvalho, da Davati; confira a lista

 
facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
 
Google News
ouça este conteúdo
  
ok

O representante da Davati Medical Supply no Brasil, Cristiano Carvalho, revelou à CPI do Genocídio a participação de 9 militares da ativa e da reserva das Forças Armadas – 7 coronéis – na negociata suspeita que envolveria a compra de 400 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca através da empresa estadunidense.

“Cúpula dos coronéis” foi como Carvalho nomeou na CPI o grupo que comandava o Ministério da Saúde ao ser questionado pela senadora Leila Barros (PSB-DF) se eles teriam entendimento técnico em saúde. Carvalho negou: “Parecia que eles desconheciam absolutamente tudo sobre comércio exterior, o que me surpreendeu, inclusive, porque eu ficava pensando como é que eles estavam negociando vacinas com os fabricantes se eles não tinham aquelas informações básicas”.

Segundo depoimento de Carvalho, haviam dois grupos distintos atuando nas negociações com a Davati. Um deles seria formado por Roberto Ferreira Dias, sargento e diretor de Logística do Ministério da Saúde, Marcelo Blanco, coronel e assessor de Dias, e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barro (PP-PR). O outro, centrado nos militares, seria comandado pelo secretário executivo do ministério, Élcio Franco, segundo a CPI.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), então, listaram todos os militares que foram citados por Cristiano na CPI. Confira a lista abaixo.

“É muito importante dizer que tudo nos leva a crer que é uma briga de quadrilhas, de atravessadores de um lado, de agentes que queriam vender vacinas sem saber sequer se tinham, mas o que é mais grave: de outro lado, ninguém ali, num grupo de servidores do mais alto escalão, agora envolvendo o núcleo militar”, concluiu Tebet.

Confira a lista de coronéis citada na CPI e as funções na época:

  • Élcio Franco, coronel (Secretaria Executiva do Ministério da Saúde
  • Marcelo Blanco Costa, coronel (Assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde)
  • Cleverson Boechat Tinoco Ponciano, coronel (Coordenador-Geral de Planejamento do Ministério da Saúde)
  • Helcio Bruno de Almeida, coronel (Instituto Força Brasil)
  • Marcelo Pires, coronel (Coordenador do Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas contra a Covid-19)
  • Glaucio Octaviano Guerra, coronel (Assessor do adido militar na Embaixada de Washington)
  • Guilherme Filho Odilon, coronel (Senah)
  • Roberto Ferreira Dias, sargento (Diretor de Logística do Ministério da Saúde)
  • Hardaleson Araújo de Oliveira, major da FAB

ASSISTA:

Com informações do Senado 


*Reportagem publicada originalmente na revista Fórum e aqui repercutida, sem juízo de valor.

*As opiniões acima publicadas não refletem, necessariamente, as do Blog do Capitão Fernando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Militar do Exército morre após ser baleado acidentalmente em treinamento em Formosa/GO

Militar morre após ser baleado acidentalmente em treinamento do Exército, em Formosa Victor Campos Ferreira tinha 20 anos e era primo do deputado federal João Campos (PRB). Exército diz que vai instaurar inquérito para avaliar ocorrido. Foto reprodução Um militar de 20 anos morreu na tarde desta quarta-feira (9) após ser baleado acidentalmente durante um treinamento do Exército, durante curso de instrução de tiro, no Campo de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O jovem, Victor Campos Ferreira, era primo do deputado federal João Campos (PRB-GO). O Exército informou que a equipe médica atendeu o rapaz e que uma ambulância foi acionada. Victor foi levado para o Hospital Municipal de Formosa, onde foi constatada a sua morte. A Polícia Civil informou que o crime envolve um colega, responsável por disparo. Por ter ocorrido durante treinamento e no espaço do Exército, não será investigado pela corporação. Em nota, o Exército disse que uma equipe de p...