Pular para o conteúdo principal

Sala trancada, sem uniformes e 4 refeições: saiba a rotina de Braga Netto na prisão. General está no Quartel General da 1ª Divisão do Exército

Sala trancada, sem uniformes e 4 refeições: saiba a rotina de Braga Netto na prisão. 

General está no Quartel General da 1ª Divisão do Exército.

Créditos CNN

Siga o Blog do Capitão Fernando no Instagram @blogcapitaofernando  ---  http://www.instagram.com/blogdocapitaofernando 


 ---------------- 




Sala trancada, sem uniformes e 4 refeições: saiba a rotina de Braga Netto na prisão

General está no Quartel General da 1ª Divisão do Exército, na zona Oeste do Rio de Janeiro

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
Ouvir notícia

Na zona Oeste do Rio de Janeiro, a Vila Militar abriga milhares de integrantes do Exército Brasileiro que fazem treinamentos, passam por formação e se preparam para operações.

Este é o local onde está detido o ex-ministro Walter Braga Netto, primeiro general de quatro estrelas preso na história do Brasil.

Braga Netto está no que a lei chama de “sala de Estado-Maior”, que nada mais é do que uma acomodação individual com benefícios bastante distintos do restante da população carcerária do país.

O Estatuto Militar determina que um militar preso fique em um local comandado por alguém da sua mesma patente ou superior. Ao ter chegado ao degrau máximo da hierarquia militar, Braga Netto, portanto, só poderia ficar alojado em um local comandado por um dos 19 generais de mesma patente.

No entanto, na área onde ele mora, o Rio de Janeiro, o único local com essa característica seria o Palácio Duque de Caxias, de onde despacha o chefe do Comando Militar do Leste, Kleber Nunes de Vasconcellos, que também é general de quatro estrelas.

Embora o prédio, que fica no centro do Rio de Janeiro, tivesse a segurança necessária para esse propósito, o local foi considerado inadequado pela cúpula do Exército, por não fornecer condições de isolamento ao preso. Foi justamente por isso que o prédio do Comando da 1ª Divisão do Exército foi oferecido como alternativa e, posteriormente, acatado pela Justiça.

Quem comanda o prédio é o general de Divisão Eduardo Tavares Martins, que tem, portanto, três estrelas no ombro. Mas há uma interpretação de, por ele se reportar a Vasconcellos, seria possível interpretar que aquele seria o local adequado para receber Braga Netto.

1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro • Reprodução/Facebook

Outro general já tinha passado pelo mesmo local, Mário Fernandes, ex-número 2 da Secretaria-Geral da Presidência e general de Brigada. Com duas estrelas, ele também foi preso na mesma operação que investiga uma suposta trama golpista, mas transferido para Brasília antes da chegada de Braga Netto.

A sala do general Eduardo Martins fica no mesmo prédio onde está Braga Netto. É o edifício mais imponente da Vila Militar, que ainda abriga batalhões de paraquedistas, grupo de artilharia, escola de equitação, base aérea, centro de adestramento, escolas de artilharia, hospital, colégio, parque e área de lazer.

O local já foi visitado várias vezes por presidentes da República, incluindo Jair Bolsonaro (PL), especialmente durante as formações de oficiais, que costumam acontecer na Vila Militar.

É do prédio onde está Braga Netto que são comandadas operações do Exército no Rio de Janeiro e em áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, que pertencem ao Comando Militar do Leste.

As diretrizes para as operações saem do posto de comando, que é o Palácio Duque de Caxias, mas a operacionalização é feita justamente na Vila Militar.

Cela de Braga Netto

A cela onde Braga Netto está tem portas trancadas e janelas teladas. Como outros presos nesse regime, ele não precisa usar uniforme e come as refeições preparadas e servidas para os demais oficiais da vila, que incluem café da manhã, almoço, jantar e ceia. Todas feitas dentro da cela improvisada.

O banho de sol acontece todos os dias, como manda a decisão judicial e o ordenamento jurídico brasileiro, mas é feito exclusivamente dentro da área do edifício.

A sala — ou cela — ainda tem TV, escrivaninha, mesa, cadeiras, ar-condicionado, geladeira e cama. O banheiro é privativo e tem chuveiro aquecido.

Há possibilidades que podem tirar Walter Braga Netto da prisão. Ele pode ter um habeas corpus apresentado por advogados e acatado pelo STF, pode ter a prisão revogada pelo próprio ministro Alexandre de Moraes, pode ser inocentado no processo ou até mesmo pode ser sequer denunciado, ou tornado réu.

Fontes que acompanham o processo acreditam, no entanto, que isso não deve acontecer tão rápido.

Aos 67 anos, a vida e a rotina do general quatro estrelas da reserva do Exército Brasileiro passaram a ser controladas pelo general Eduardo Martins, que faz as vezes de um “diretor de presídio”. E não há nenhum movimento que indique a transferência do ex-ministro de Jair Bolsonaro para outro local. 



Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moraes mantém prisão de “kid preto” - Rodrigo Bezerra Azevedo - e autoriza visitas após fone escondido

Moraes mantém prisão de “kid preto” e autoriza visitas após fone escondido Rodrigo Bezerra Azevedo está preso desde novembro por suposta participação em planos de golpe de Estado e morte de Lula, Alckmin e Moraes Elijonas Maia da CNN   , Brasília 28/01/2025 às 08:14   Tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo   • Reprodução Ouvir notícia 0:00 1.0x O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva do tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos “kids pretos” que, segundo a Polícia Federal, integrava a organização que planejou a morte de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes. Azevedo faz parte do grupo de elite do Exército e está preso desde novembro na operação “Contragolpe” pela suspeita de participar do suposto plano de golpe de Estado. Na decisão publicada nesta segunda-feira (27), o ministro Moraes também permitiu a retomada de visitas da esposa e da filha ao militar, que está custodiado no Comando Mi...

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula - créditos CNN

PGR se manifesta contra soltura do Gen Mário Fernandes, investigado por tramar morte de Lula -  Créditos CNN. * Receba o Blog do Capitão Fernando no seu whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Jq7bK7Z4faW3A5LbCrgs1n   * Siga nossas redes sociais: https://linktr.ee/blogdocapitaofernando    ----------- PGR se manifesta contra soltura de investigado por tramar morte de Lula Mário Fernandes é apontado pela PF como um dos mentores do plano de golpe para manter Bolsonaro no poder Elijonas Maia da CNN   , Brasília 25/12/2024 às 09:01   General Mário Fernandes em acampamento em Brasília em novembro de 2022   • 02/11/2022 - Reprodução/PF Ouvir notícia 0:00 1.0x O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, se manifestou contra a soltura do general Mário Fernandes. Preso desde 19 de novembro, o militar entrou com pedido de habeas corpus no último dia 17. A PGR, no entanto, não viu elementos suficiente para atender a solicitação. PUBLICIDADE “A situação fática...

Militar do Exército morre após ser baleado acidentalmente em treinamento em Formosa/GO

Militar morre após ser baleado acidentalmente em treinamento do Exército, em Formosa Victor Campos Ferreira tinha 20 anos e era primo do deputado federal João Campos (PRB). Exército diz que vai instaurar inquérito para avaliar ocorrido. Foto reprodução Um militar de 20 anos morreu na tarde desta quarta-feira (9) após ser baleado acidentalmente durante um treinamento do Exército, durante curso de instrução de tiro, no Campo de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. O jovem, Victor Campos Ferreira, era primo do deputado federal João Campos (PRB-GO). O Exército informou que a equipe médica atendeu o rapaz e que uma ambulância foi acionada. Victor foi levado para o Hospital Municipal de Formosa, onde foi constatada a sua morte. A Polícia Civil informou que o crime envolve um colega, responsável por disparo. Por ter ocorrido durante treinamento e no espaço do Exército, não será investigado pela corporação. Em nota, o Exército disse que uma equipe de p...